sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Sugiro...


A Filha do Capitão


José Rodrigues dos Santos

Sinopse: O capitão Afonso Brandão viu a sua vida alterada quando foi cativado por uma bela francesa, Agnes Chevallier, que conheceu devido à sua permanência em França como oficial pertencente à Brigada do Minho. Esta paixão arrebatadora que nasceu depois de noites de descanso passadas longe das Trincheiras iria enfrentar um duro teste. A apenas algumas horas da Brigada a que pertencia o capitão sair para a retaguarda de modo a descansar de longos meses de combate os alemães lançaram uma enorme ofensiva que vitimou inúmeros soldados e capturou muitos outros. Afonso foi detido e depois de um longo tempo na prisão regressou a Portugal tendo a notícia da morte de Agnes e da filha de ambos que ela carregava no seu ventre...

.

Este romance é apaixonante e não se resume a uma bela história de amor mas complementa-se com aspectos trágicos, cruéis e situações de oportunismo ao mesmo tempo que as grandes amizades são descobertas e os sentimentos puros decifrados.

A primeira metade do livro revela-se muito densa e cheia de informação e quase nos questionamos quem são os protagonistas do romance, na segunda metade do livro é difícil o leitor conseguir pousá-lo, tal é a necessidade de saber como aqueles homens estão a sobreviver na guerra e como aquele capitão desenvolve a sua história romântica com Agnes.

Este romance revela-se, acima de tudo, emocionante. A cada palavra lida devemos ter consciência que apesar do livro ter a sua dose de ficção, as ideias base, os raides descritos na guerra, as reuniões de alto comando, a forma como tantos homens morreram honrando o nosso país é verdadeira. É assombroso pensar que centenas de pessoas morreram por uma causa em que possivelmente nem acreditavam e de uma forma cruel e monstruosa. A par de todo este clima de conflito surge a religião que perturba o espírito de Afonso bem como a personalidade astuta de pessoas que não olham a meios para atingir os seus fins.

Este não é o típico romance de final previsível e feliz, é sim um romance de verdade, baseado na real situação do país e na verdadeira essência do ser humano.

Recomendo vivamente a sua leitura e não se esqueçam que a qualidade deste livro é aumentada a cada página lida...

.

Deixo-vos alguns excertos desta obra fantástica escrita por um dos melhores escritores do nosso país.

“O desejo cresceu, tornou-se irresistível, arrebatador, incontrolável, a respiração pesada, ofegante, elas sentiu as pernas fraquejarem, tombou na cama e perdeu-se nos lençóis.”


“Afonso penetrou-a com suavidade. Sentiu-se inebriado, era como se tivesse mergulhado num pote de mel, infinitamente doce, quente e húmido, tão saboroso que até salivou.”


“Era esse afinal, o mal de todos os que combatiam nas trincheiras, pensou Trindade. Para eles, a morte era uma coisa pessoal e isso impedia-os de perceberem a importância dos grandes sacrifícios para cimentar o prestígio do país.”


“As pequenas coisas, como a vida de um homem, tornavam-nos cegos aos grandes valores, como a vida de uma nação, viam a árvore mas não enxergavam a floresta, as trincheiras tornavam-nos míopes, perdiam a imagem global”.


“O que era afinal a temeridade senão fingimento? O que era a coragem senão o medo de se ser considerado cobarde? O que era o heroísmo senão um acto resultante do medo social que se sobrepõe ao medo animal? E o que era a bravura senão um momento de pura loucura, um gesto insano feito para benefício alheio e prejuízo nosso?”


“Intenso. Como um braseiro que queima, como uma paixão que asfixia, como o Sol que nos encandeia, era intenso aquele abraço entre o pai e a filha.”

Sem comentários:

Enviar um comentário