sábado, 28 de agosto de 2010

Sugiro...

A Filha da Minha Melhor Amiga

Dorothy Koomson



Sinopse: Kamryn e Adele mantêm uma profunda amizade, partilham os bons e maus momentos e são inseparáveis mas essa relação é destruída quando Kam descobre que o seu noivo, Nate, manteve relações sexuais com Adele.
Quando Kam descobre a traição deixa Nate e Adele para trás e recomeça uma nova vida, ascende na sua carreira tornando-se uma profissional de sucesso. Quando completa o seu trigésimo segundo aniversário recebe um postal de Del, esta está gravemente doente.
À beira da morte pede a Kam que cuide da sua filha, Tegan, fruto da noite de amor que teve com Nate.
Quando Adele morre, Kamryn vê-se envolvida num turbilhão de sentimentos que a transportam para momentos passados que nunca desejou recordar e a testam relativamente à sua índole.
.
Este livro é profundamente tocante. Dá-nos grandes lições de vida, colocam à prova o valor da amizade, do perdão, do amor. Com a nova situação da vida de Kamryn em que tem de cuidar duma criança de 5 anos ela encontra-se dividade entre dois homens - Nate e Luke - a sua escolha é sofrida mas assenta no amor incondicional que tem por Tegan e no seu magnifíco percurso de vida.
Há a intensa necessidade de ler a página seguinte, de perceber como uma criança lida com morte, como uma mulher lida com a existência duma filha que jamais desejou, como é possível lidar com a traição, entre outros temas únicos que prendem o leitor à obra.

sábado, 21 de agosto de 2010

Perguntei a um sábio...

Perguntei a um sábio
a diferença que havia
entre amor e amizade,
ele disse-me a verdade...
O amor é mais sensível,
a amizade mais segura.
O amor dá-nos asas,
a amizade o chão.
No amor há mais carinho,
na amizade compreensão.
O amor é plantado
e com carinho cultivado,
a amizade vem faceira,
e com troca de alegria e tristeza,
torna-se uma grande e querida companheira.
Mas quando o amor é sincero
ele vem com um grande amigo,
e quando a amizade é concreta,
ela é cheia de amor e carinho.
Quando se tem um amigo
ou uma grande paixão,
ambos os sentimentos coexistem
dentro do seu coração.
William Shakespeare

domingo, 15 de agosto de 2010

Ferras feat Katy Perry - Rush

Eu beijei os teus lábios, eu flutuei tão alto, os teus olhos olharam os meus, o mundo esfria num tempo, o que é esse sentimento? Eu estou nas nuvens. Adivinha. Eu ainda estou a cambalear do teu corpo perto do meu.
É uma corrida, eu não posso explicar, é como se tu ingerisses algo maluco dentro das minhas veias. Eu estou a dez pés debaixo do chão e eu não quero acalmar-me, não quero acalmar-me.
Eu sei. Tu estás a dormir, eu desejo que tu estivesses aqui porque a minha cama está tão vazia, eu deixar-te-ia perto de mim, eu cantei a minha música para ti, o teu sorriso foi precioso... O que mais posso fazer?
Eu sou viciada em ti.
É uma corrida, eu não posso explicar, é como se tu ingerisses algo maluco dentro das minhas veias. E eu estou a dez pés debaixo do chão e eu não quero acalmar-me.
Isso sou eu? Ou está tudo a girar. Eu estou completamente acordada mas eu devo estar a sonhar, é como se fosses algum tipo de droga. Tento prender a respiração e vejo se ainda estou a respirar, toca no meu coração e tenho certeza: está a bater. É como se estivesse apaixonada.
É uma corrida, eu não posso explicar, é como se tu ingerisses algo maluco dentro das minhas veias. Eu estou a dez pés debaixo do chão e eu não quero, não, não quero acalmar-me, não quero acalmar-me. Vou acalmar-me.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Não ser amado é falta de sorte, não amar é a própria infelicidade.


Albert Camus

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Sugiro...

O Símbolo Perdido
Dan Brown

Sinopse: Robert Langdon é chamado pelo seu amigo Peter Solomon para realizar uma palestra em Washington. Quando chega ao local apercebe-se de que o convite não foi mais do que uma forma de o envolver na busca de um antigo portal místico. Lagdon vê-se então obrigado a colaborar com o vilão que enredou todo o plano para o levar a decifrar e revelar o segredo da Pirâmide Maçónica. No meio desta alucinante história Robert Langdon recebe a ajuda de Katherine Solomon, irmã de Peter, e juntos vão decifrar os segredos escondidos na pirâmide.


É um livro absolutamenente viciante, existe a constante necessidade de ler a página seguinte. O enredo é extremamente elaborado e cada pequena informação encaixa com uma perfeição única na história. Dan Brown é sem dúvida um dos meus autores favoritos e este livro mantém a qualidade a que este escritor sempre nos habituou.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

As Palavras Que Nunca Te Direi


"Levanto a mão e toco suavemente a tua face e tu inclinas a cabeça para trás e fechas os olhos. As minhas mãos são ásperas e a tua pele é macia. É nestas alturas que sei qual é o meu objectivo nesta vida. Estou aqui para te amar, para te segurar nos meus braços, para te proteger. Estou aqui para aprender contigo e para receber o teu amor em troca. Estou aqui porque não existe outro sítio onde queira estar."


As Palavras Que Nunca Te Direi, Nicholas Sparks


domingo, 8 de agosto de 2010

Paula Fernandes - Jeito de Mato


De onde é que vêm esses olhos tão tristes?

Vêm da campina onde o sol se deita.

Do regalo da terra que o teu dorso ajeita.

E dorme serena, no sereno e sonha.

De onde é que salta essa voz tão risonha?

Da chuva que teima, mas o sol rejeita.

Do mato, do medo, da perda tristonha.

Mas que, o sol resgata, arde e deleita.

Há uma estrada de pedra que passa na fazenda.

É teu destino, é tua senda.

Onde nascem com as canções.

As tempestades do tempo que marcam tua história.

Fogo que queima na memória e acende os corações.

Sim, dos teus pés na terra nascem flores.

A tua voz macia aplaca as dores

E espalha cores vivas pelo ar.

Sim, dos teus olhos saem cachoeiras.

Sete lagoas, mel e brincadeiras.

Espumas, ondas, águas do teu mar.

Há uma estrada de pedra que passa na fazenda.

É teu destino, é tua senda.

Onde nascem com as canções.

As tempestades do tempo que marcam tua história.

Fogo que queima na memória e acende os corações.

Sim, dos teus pés na terra nascem flores.

A tua voz macia aplaca as dores

E espalha cores vivas pelo ar.

Sim, dos teus olhos saem cachoeiras.

Sete lagoas, mel e brincadeiras.

Espumas, ondas, águas do teu mar.

domingo, 1 de agosto de 2010

Educação

Nos últimos dias a comunicação social deliciou-nos com as novas palavras da actual Ministra da Educação em que demonstra a sua vontade de acabar com as reprovações salvaguardando que será algo feito de uma "forma gradual, moderada".

O ensino em Portugal deixa-me cada vez mais desiludida e vejo esta possível medida como algo ridículo que apenas promove o facilitismo e cria péssimos profissionais para o futuro do país.

Por vezes, dá a sensação de que a Dra. Isabel Alçada pensa nas escolas portuguesas como sendo estabelecimentos repletos de crianças com imensa vontade de aprender em que os problemas são quase inexistentes e todos ultrapassáveis, só que os alunos que reprovam actualmente não se limitam àqueles que se esforçam para obter resultados e não os conseguem (e aí sim deveria existir um melhor acompanhamento por parte da comunidade escolar) mas dividem-se em dois grandes grupos: os que trabalham mas não conseguem e os que não conseguem porque não trabalham.

Assim sendo... É justo que alunos que faltam às aulas insistentemente, que primam pela má-educação, que recusam estudar transitem? Não me parece...

É lamentável mas é verdade: actualmente já se evitam reprovações ainda que a medida sugerida pela ministra da educação tenha sido somente verbalizada e esteja longe de ser executada. Existem professores que facilitam a vida aos alunos para poderem ser distinguidos positivamente nas suas avaliações; existem provas de recuperação em que os alunos após faltarem às aulas sem qualquer escrúpulo precisam de tirar positiva e as faltas são limpas... E quem confere o grau de dificuldade da prova realizada?!

Deveria existir interesse em manter a justiça e exigência no ensino possibilitando a formação de profissionais competentes.

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades...

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades;

muda-se o ser, muda-se a confiança;

todo o Mundo é composto de mudança,

tomando sempre novas qualidades.

Continuamente vemos novidades

diferentes em tudo da esperança;

do mal ficam as mágoas na lembrança

e do bem (se algum houve) as saudades...
Luís de Camões